Fisioterapia

A fisioterapia é uma ciência focada no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação dos pacientes que possuam algum distúrbio de movimento ou funcionamento (cinético funcional) dos órgãos ou sistemas corporais, segundo a definição do Crefito 9, que é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Pra que serve a fisioterapia?

Os atendimentos mais recorrentes em clínicas, são geralmente devido a lesões, fraturas e alterações que restrinjam a mobilidade do paciente, mas não é apenas na reabilitação que a fisioterapia se aplica.

Como é uma sessão de fisioterapia?

É difícil determinar como uma sessão acontece, pois isso vai depender do quadro do paciente. Mas, se considerarmos a fisioterapia clínica, a maioria dos pacientes passa por uma avaliação em que são verificados os quadros de dor, queixas e limitações.

Após identificado o objetivo principal da terapia — diminuir a dor, recuperar o músculo, corrigir a postura —, são indicados exercícios físicos de baixo impacto para melhorar a movimentação e amplitude.

Após os exercícios, é possível que sejam aplicadas ondas de eletroestimulação para estimular e fortalecer a musculatura.

Todos os exercícios são ensinados e acompanhados pelo profissional e irão depender de cada caso.

Quando procurar um fisioterapeuta?

O profissional fisioterapeuta sempre deve ser procurado quando a pessoa se encontra em qualquer condição de debilidade física, com dificuldade para realizar atividades rotineiras em casa ou no trabalho.

Essas restrições podem ser causadas por dores ou limitação física, comprometendo a rotina e qualidade de vida do paciente.

Também é importante recorrer à fisioterapia em casos de dores constantes, sejam elas em qualquer intensidade.

Além disso, segundo o profissional, a fisioterapia age na prevenção desses problemas. Portanto, não espere a dor, lesão ou patologia se apresentar para consultar um especialista.

 

Agende seu exame