Mamografia Digital

A Mamografia é um exame de diagnóstico por imagem com baixa dose de radiação, que tem por finalidade estudar o tecido mamário, pode ser feita tanto por homens quanto por mulheres.

Para este exame, a mama é comprimida rapidamente, visando à redução das doses de Raios-X e a uniformização dos tecidos. Além de manter a mama imóvel, essa compressão permite obter uma imagem com maior nitidez e melhor qualidade, possibilitando um diagnóstico mais preciso.

Recomendações para realização destes exames:

– Pedido médico ou guia do convênio, carteirinha do convênio, documento de identificação com foto, CPF e guia autorizada (se necessário);

-Caso estejam disponíveis resultados de exames anteriores semelhantes, estes deverão ser trazidos para comparação;

– Lavar as a região a ser examinada e não fazer uso de hidratantes;

Durante o exame da mamografia digital muitas mulheres se queixam de desconfortos, porém com alguns cuidados básicos é possível evitar alguns deles.

Não faça o exame logo após o período menstrual:

O ideal é que o exame seja feito na segunda ou terceira semana após a menstruação. É justamente esse período onde a densidade da mama é menor (quando se fala em glândulas). Próximo à menstruação, os seios costumam ficar mais sensíveis, o que acaba gerando mais desconforto.

Vista peças de roupas separadas no dia do exame:

Durante a mamografia digital será necessário que a pessoa tire a parte de cima da roupa, ou seja, é muito desconfortável se a mulher estiver de vestido ou macacão.

Se coloque de uma forma confortável:

Durante o exame se deixe conduzir pela pessoa responsável, que irá posiciona-la da melhor maneira possível. É importante que o corpo esteja relaxado.

Dúvidas Frequentes:

Só quem tem câncer na família precisa fazer mamografia todos os anos?

Não. A mamografia deve ser realizada por todas as mulheres com mais de 40 anos de idade e devem ser repetidas todos os anos, mas se o médico encontrar alguma alteração poderá solicitar uma nova mamografia em 6 meses. As mulheres que possuem mães ou avós com câncer de mama poderão realizar a primeira mamografia aos 35 anos de idade porque estas possuem maior risco de terem a mesma doença.

A mamografia é o único exame que detecta o câncer de mama?

Não. Existem outros exames como ultrassonografia e ressonância magnética que também são úteis para o diagnóstico, mas a mamografia continua sendo um ótimo exame para detecção precoce de qualquer alteração mamária e por isso é a opção de escolha de todo ginecologista.

Quem amamenta pode fazer mamografia?

Não. A mamografia não é recomendada para ser realizada em mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Por isso, caso a mulher esteja numa destas situações deve-se realizar outros exames como ultrassom ou a ressonância.

Agende seu exame