Tomografia Multislice 3D/16 canais

A Tomografia é um exame de Raio- X que produz diversas imagens sequenciais podendo cobrir extensas partes do corpo em um só exame, permitindo ao médico detectar alterações utilizando uma pequena quantidade de radiação, de forma rápida e indolor.

A CLIMAGEM possui o mais moderno aparelho de tomografia computadorizada Mult slice DE Goianésia, representa o mais recente avanço na área da medicina diagnóstica que revolucionou o modo pelo quais inúmeras doenças são abordadas.

A qualidade das imagens fornecida por este tipo de equipamento permite a realização de diagnósticos precoces e, muitas vezes, possibilita até que se realizem medidas preventivas para evitar o desenvolvimento de doenças. considerado o exame mais eficaz para identificar tumores, vasos pulmonares ou nódulos no corpo humano, além de ser também muito eficiente a sua atuação no cérebro humano.

Recomendações para realização destes exames:

–  Pedido médico ou guia do convênio, carteirinha do convênio, documento de identificação com foto, CPF e guia autorizada (se necessário).

– Estes exames não são habitualmente realizados em gestantes, a não ser em casos absolutamente necessários.

– Caso estejam disponíveis resultados de exames anteriores semelhantes, estes deverão ser trazidos para comparação.

– Pacientes diabéticos que fazem uso de Metformina, suspender a medicação por 24 horas após o exame.

– Pacientes com peso acima de 170 kg deverão informar este fato no momento do agendamento, havendo a possibilidade de não realização do exame devido a limitações técnicas.

​- Todos os exames que envolvem o uso de contraste por via endovenosa ou outra via, necessitam de jejum de 4h antes do exame, o qual será devidamente informado no momento do agendamento do procedimento.

– Pacientes com história prévia de reações de hipersensibilidade a meios de contraste (“alergias”) deveram informar este fato.

– Pacientes que estejam amamentando podem ter que suspender a amamentação por 24 a 48 horas após o exame, caso seja necessária a utilização de meio de contraste por via endovenosa.

– Em exames que necessitam do uso de meio de contraste iodado por via endovenosa o paciente deve suspender, nas 48 horas que antecedem o exame, com o consentimento do seu médico assistente, o uso de medicamentos que contenham a metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®) e a fenformina (Debei®). A suspensão destes medicamentos deve ser mantida por 48 horas após o exame.

Dúvidas Frequentes:

É permitida a realização da tomografia computadorizada na gravidez?

O caso de gravidez é a única contraindicação no caso de exames de tomografia, o motivo é que a radiação X encontrada nos aparelhos é ionizante, o que pode trazer riscos para ao feto. Os exames são indicados apenas quando há a autorização do médico obstetra.

Por que se usa contraste na tomografia?

Em alguns casos é necessário ver a vascularização das estruturas examinadas e, através, da injeção de contraste podemos avaliar melhor as lesões facilitando o diagnóstico.

Quais são os fatores de risco para usar o contraste?

Pacientes com pelo menos dois fatores de risco descritos a seguir : paciente com doença crônica renal, histórico de asma, paciente com mais de 60 anos e pacientes com diabetes ou histórico de alergia em exame com contraste prévio.

Agende seu exame